Dicionário do Marketing Digital

Dicionário Glossário do Marketing DigitalConheça os significados das siglas e dos termos mais conhecidos e comumente usados na área do Marketing Digital.

Preparamos abaixo um breve glossário para explicar, de forma simplificada, para descomplicar os significados dos termos e siglas mais usados pelos profissionais do universo online.

 

MARKETING DIGITAL

Outbound Marketing:

Significa todo o marketing da parte de fora do digital online. É o marketing realizado de forma tradicional, como por exemplo, materiais impressos, como a distribuição de folders, panfletos e cartazes, anúncios em comerciais de rádio e televisão, dentre outros.

Inbound Marketing:

Significa marketing de entrada ou marketing de atração. Podemos dizer que é todo o conteúdo contextual (textos e imagens) que está na parte de dentro, como por exemplo, a página de um site, blog ou landing page. Planejar e gerar um conteúdo de ótima qualidade, bem estruturado e bem ilustrado (relevante), ajuda a criar confiança e credibilidade para atrair e conquistar potenciais clientes e manter um ótimo relacionamento com eles.

O Inbound Marketing é a principal estratégia do marketing de conteúdo.  Aliado com a otimização para mecanismos de buscas (SEO) com certeza contribuirá para garantir ótimos resultados.

Copy:

Abreviação do termo em inglês 'copywriting'. Corresponde a criação de textos criativos com o objetivo de promover, convercer e gerar credibilidade sobre uma marca, pessoa, produto ou serviço, seja para aquisição, participação ou qualquer outro tipo de ação para atrair uma decisão positiva do leitor.


BUSCADORES

SEO - Search Engine Optimization:

Otimização para Mecanismos de Buscas - Ações realizadas para melhorar o posicionamento das páginas nos resultados das buscas. Consiste na aplicação de técnicas, principalmente de programação, para estruturar o código-fonte de uma página, navegabilidade e compatibilidade, seguindo padrões, regras e exigências dos buscadores para que eles possam entender, classificar, indexar e exibir de forma adequada o seu conteúdo nos resultados das buscas. 

Além da estruturação de códigos-fonte, a otimização consiste também em identificar problemas técnicos de performance em servidores, para diminuir o tempo de abertura de uma página, principalmente para dispositivos móveis.  

SERP:

Search Engine Results Page - É a página do buscador que mostra os resultados das buscas;

Impressões:

Impressões, é uma métrica que contabiliza a quantidade de vezes que um link, de uma determinada página ou anúncio, apareceu nos resultados das buscas (SERPs). Independentemente de seu posicionamento, o número de impressões é contabilizado mesmo que o link não tenha sido clicado ou visualizado pelo usuário.

PageRank:

Larry Page e Sergey Brin

É uma avaliação com pontuação de 0 a 10, resultante de um cálculo realizado através de um algorítimo (programação de cálculo matemático) criado pelos fundadores do buscador Google (Larry Page e Sergey Brin), para apurar a quantidade de links, de uma página de um site, referenciados em outros sites.

Na soma de outros fatores, como qualidade e relevância do conteúdo, considerando também o pagerank do site onde o link está referenciado, essa pontuação é a que determina o posicionamento das páginas nos resultados das buscas com relação aos outros sites (rankeamento).

(Curiosidade: Nenhum site no mundo atingiu 10 pontos. No Brasil, o Facebook é o que possui a maior pontuação, 9).

Backlink: 

Simplesmente, é o link de uma determinada página de um site que está dentro de uma página de outro site. 

Link Building:

É um conjunto de estratégias para criar grandes quantidades de links externos de um site em outros sites (Backlinks), aumentando sua popularidade e contribuindo para maior pontuação no PageRank.

Black Hat Link Building:

Por volta dos anos de 2004 a 2006, para aumentar o PageRank e melhorar o posionamento de um site nos resultados das buscas, começaram a utilizar uma prática (Black Hat) para inclusão de links em diversos sites. Prática que começou a ser comercializada e não foi aceita pelo buscador Google, que inclusive, passou a punir e até mesmo banir os sites dos resultados das buscas.

White Hat Link Building:

Ao contrário do Black Hat que é uma prática não aceita pelos buscadores, a White Hat é bem aceita por ser considerada natural, onde os sites conquistam inclusão de links em outros sites por méritos. 


Links Patrocinados

CTR:

CTR = Cliques ÷ Impressões

A taxa CTR é o número de cliques recebidos, em um anúncio, dividido pelo número de vezes que o mesmo foi exibido (impressões). Exemplo: Um anúncio recebeu 100 cliques e obteve 1.000 impressões, a CTR é de 10%.

É uma das métricas de classificação mais conhecida e importante, pois é através dela que avaliamos o desempenho dos anúncios e das palavras-chave. Quanto maior a taxa, maior é o desempenho, indicando que o anúncio é relevante para os usuários. É importante ressaltar que a CTR da palavra-chave é medida individualmente com relação ao anúncio, pois um anúncio pode conter diversas palavras-chave. Entretanto, a somatória das CTRs das palavras-chave é que define a CTR do anúncio.

Índice de Qualidade:

É um valor com escala de 0 a 10 obtido através do desempenho dos anúncios, palavras-chave e qualidade e relevância da página de destino. Quanto maior esse índice melhor será o posicionamento do anúncio e menor serão os valores cobrados pelos cliques (CPC) no leilão.

O Índice de qualidade é uma estimativa do desempenho geral nos leilões de anúncios e não é usado no momento do leilão para determinar a classificação do anúncio.

 

 

 

 

 

 

 

 


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