Marketing Digital para Escolas

Quer mais alunos para a sua escola? 

 

Valor da mensalidade, proximidade da residência , grade curricular, depoimentos, estrutura e tradição são alguns fatores que os pais observam na hora de escolher a escola para seu filho.

No início de mais um ano ou de um novo semestre é preciso investir em estratégias de marketing para escolas particulares e captar novos alunos ou obter rematrículas, mas o que as escolas estão fazendo em marketing escolar para alcançar novos alunos ou mesmo manter os que já estão matriculados?

Vivemos na era da informação, mas muitas escolas ainda não acompanham a velocidade de comunicação e deixam de usar novos meios de comunicação digital persistindo na velha forma de avisar os pais, através de bilhetes ou recados anotados em cadernos.

Escolher a escola que o filho vai estudar é uma tarefa muito importante e feita respeitando muitos critérios, diferente de escolher uma roupa ou brinquedo para os filhos, essa escolha exige muita avaliação e pesquisa, e claro, é através da internet que os pais irão buscar essas informações para conhecer melhor a sua instituição.

Acompanhe abaixo algumas dicas de marketing escolar para a sua escola estar mais presente na nternet.

Qual a presença da sua escola na web?

O primeiro passo é verificar se o site da sua instituição está atualizado, se é um site responsivo e em quais canais digitais ele esta inserido. Isso é muito importante, pois cada vez mais as pessoas buscam na internet soluções sobre serviços ou produtos. É praticamente um hábito muito comum recorrer ao Google ou redes sociais em busca de informação ou referência da escola, por isso investir em ações de marketing educacional é o que fará a diferença para destacar a sua escola usando o marketing digital como uma das  ferramentas de gestão para instituições de ensino.

Medindo os resultados

As vantagens que nós temos quando comparamos o marketing digital com o marketing tradicional são as ferramentas que podemos utilizar para mensurar todo tráfego e comportamento dos usuários através da internet. Podemos coletar dados, analisar e identificar quais ações estão trazendo resultados positivos e quais precisamos modifica-las durante todo o processo de marketing digital.

Como aumentar a visibilidade da escola

Para obter destaque na internet é importante definir um planejamento de marketing digital, destacamos alguns pontos principais e decisivos para alcançar esse objetivo

  • Estrutura Interna do site e SEO
  • Links patrocinados no Google Adwords tanto na rede de pesquisa como na rede de display
  • E-mail marketing para público segmentado
  • Marketing nas redes sociais com Facebook e Instagram
  • Marketing de conteúdo através de Artigos e matérias originais e relevantes

 

Como atrair mais alunos para sua instituição 

Antes de qualquer ação em marketing digital é preciso estabelecer um planejamento para atrair novos clientes, e para isso, é preciso fazer pesquisa de mercado, estudar o público-alvo e todas as etapas do funil de vendas, identificar os canais de midia, e só depois ter ações no marketing digital para escolas.

É importante ressaltar que para executar todas as estratégias é preciso contratar uma agência de marketing digital especializada em escolas para garantir a melhor performance e ter o acompanhamento necessário para se obter sucesso.

Na pratica o ideal é manter sua escola bem posicionada para ajudar os pais na hora da escolha e dar atenção em todo o processo do funil de vendas no segmento de educação.

As campanhas de captação de aluno no marketing digital têm como objetivo atrair o público para a sua escola, logo após é preciso analisar todo o funil de vendas até o ato da matricula. E para isso destacamos alguns passos importantes:

  • Desenvolver um bom planejamento de marketing digital
  • Chamar atenção ou atrair os pais ou mesmo alunos, ou seja, aumentar o tráfego.
  • Converter visitantes em Leads

 

Qualificando o tráfego

Não adianta ter somente tráfego muito alto, é importante ter tráfego qualificado, investir em marketing digital para escolas é acima de tudo saber que a captação de novos alunos ou rematrículas virá através dos contatos dos pais .

É importante ter as CTAs (Call to action) ou seja, uma chamada para ação, ter no site um conteúdo que logo após lido fará com que os visitantes preenchão algum formulário deixando seu dados de contato, como um e-mail ou telefone. Essa ação pode ser através de uma landing page com formulários, através de campanhas segmentadas por público-alvo ou gerar conteúdo relevante e exclusivo.

Ou seja, é saber usar e aproveitar o site e todos os canais de mídia para captar os contatos dos pais que são os principais ativos do marketing digital, são através deles que a sua escola irá iniciar um relacionamento de valor para enviar propostas e acompanhar todo o processo até a etapa da conversão da matrícula.

 

Recapitulando:

  • Tenha um site responsivo, que esteja dentro das exigências da web;
  • Aplicar as técnicas de SEO;
  • Insira CTAs para os visitantes interagirem no seu site;
  • Produza conteúdos relevantes;
  • Promova landing page em redes sociais;
  • Crie anúncios no Google Adwords;
  • Manter sempre um relacionamento com os pais dos alunos durante o ano através de conteúdo explicativos sobre educação.

Categoria: Artigo

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