O que é SEO?

A sigla SEO corresponde a Search Engine Optimization, ou seja, é a Otimização para Mecanismos de Busca, em tradução livre.

Isso significa que o SEO tem como objetivo aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego para o seu site, através de técnicas que permitem melhorar a posição da sua página nos resultados de pesquisas orgânicas.

Aprenda mais a fundo o que essa prática tem a oferecer e como você pode utilizá-la para atrair mais clientes para o seu negócio!

O que o SEO faz?

Conheça os principais termos utilizados para denominar as variáveis que esse tipo de estratégia trabalha:

  • Tráfego: é a quantidade de informações trocadas entre o servidor e os computadores que acessam o seu site. Basicamente, é o número de visitantes da sua página;
  • Qualidade de tráfego: o tráfego de qualidade é aquele que possui visitantes que realmente têm interesse no seu produto, serviço ou conteúdo. Sendo assim, o tráfego qualificado garante uma maior probabilidade de gerar conversões. Em contrapartida, o tráfego de baixa qualidade corresponde aos visitantes que não estão interessados no seu produto, serviço ou conteúdo, mas, por algum motivo, caíram na sua página, sem a probabilidade de converter;
  • Quantidade de tráfego: existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para medir a quantidade do tráfego orgânico (que não vem a partir de anúncios ou links patrocinados, ou seja, não é pago), como o Google Analytics. Com essa plataforma, é possível visualizar a quantidade de visitantes do seu site, quanto tempo passaram na página, entre outras informações relevantes.

 

Como funciona o SEO?

Imagine o seguinte cenário: existem milhares de páginas na web. Quando alguém digita uma pesquisa, esses buscadores têm como objetivo mostrar os resultados na ordem de maior importância, qualidade e relevância para o usuário.

Todo esse processo de análise, avaliação e classificação realizado pelos buscadores são automatizados através de algoritmos. Dessa maneira, podemos dizer que os buscadores são robôs indexadores, bots ou web crawlers (robots). Cada buscador possui o seu próprio robó, por exemplo: Google = Googlebot, Bing = Bingbot, Yahoo = Yahoobot ou Yahoo! Slurp.

O grande objetivo dos buscadores é proporcionar uma ótima experiência para seus usuários, mostrando os resultados mais relevantes, independente de serem de links patrocinados ou resultados orgânicos.

A essa página de resultados damos o nome de SERP: Search Engine Results Page.

Geralmente, os mecanismos como o Google vão mostrar, primeiramente, os resultados provenientes de links patrocinados (anúncios pagos através do Google Adwords) e, na sequência, os resultados não pagos, conhecidos como resultados da busca orgânica.

Então, ao olhar para os resultados da sua pesquisa, o usuário comumente entra nos primeiros sites que aparecem, dificilmente indo para a segunda e demais páginas de resultados.

Portanto, o SEO funciona de modo a fazer com que o seu site apareça nos primeiros resultados de buscas por termos que tenham relação com a sua empresa, produto, serviço ou conteúdo oferecido, para que seja possível gerar tráfego e converter em vendas.

Como aplicar o SEO?

O SEO tem como função otimizar a sua página para que ela apareça nos primeiros resultados de termos comumente buscados pelo seu público-alvo, através de diversas técnicas.

Para isso, é necessário garantir que o seu site esteja em conformidade com padrões e exigências dos buscadores.

As técnicas são divididas em dois formatos, on-page e off-page.

On-page

O SEO on-page está relacionado com as ações, configurações e técnicas de programação feitas dentro de cada página.

O que deve ser feito:

  • Estrutura de código-fonte (semântico);
  • Inserção de Meta-tags;
  • Palavras-chave (estudo de volume de pesquisas e uso adequado);
  • Títulos, subtítulos e descrições;
  • Conteúdo consistente e de qualidade (textos, imagens, vídeos, links, etc.);
  • Resolução de imagens e suas atribuições;
  • URLs amigáveis;
  • Acessibilidade e compatibilidade móvel (site responsivo).

 

Como isso é feito:

  • Hospedagem em servidores de alta performance;
  • Linguagens de programação modernas;
  • Velocidade de abertura das páginas;
  • Segurança de dados;
  • CMS - Content Management System / Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

 

Off-page

Já o SEO off-page corresponde a tudo o que é feito fora do site, como back links, conteúdos compartilhados em outros sites e redes sociais.

Como isso é feito:

  • Sites parceiros;
  • Redes Sociais;
  • Youtube;
  • Rede de display (links patrocinados);
  • Outros (materiais impressos e outros).

 

É importante que você saiba que o uso de SEO não é válido apenas para as buscas orgânicas, mas também para os links patrocinados. Isso porque, dessa maneira, é possível aumentar o índice de qualidade da sua página, reduzindo o custo do clique e elevando o posicionamento do anúncio.

Invista em SEO e traga para o seu negócio acessos que carregam grandes chances de se tornarem vendas!


Categoria: Artigo

Publicado em:

ENDEREÇO e TELEFONE:


MENSAGEM: