Quanto Investir no Google Ads?
Uma das perguntas mais frequentes de nossos clientes é:
Quanto investir no Google Ads?'
Nesse artigo explicaremos como estimar os custos para as novas campanhas e para as que já estão em andamento.
Existem vários tipos de campanhas e estratégias de lances e os custos são sobre os cliques (CPC = custo por clique) e visualizações (vCPM = Custo por mil impressões visíveis) que recebem cada anúncio ou por conversão, quando é realizada uma ação de usuário (CPA = custo por aquisição), porém, para um melhor entendimento vamos usar como exemplo o tipo de campanha mais usual, que são as de anúncios realizados através de links patrocinados na rede de pesquisa, aqueles que aparecem nos resultados da pesquisas realizadas no buscador Google.
Nas campanhas de links patrocinados na rede de pesquisa o cálculo é feito por CPC (Custo por Clique).
Antes de explicarmos como os custos são calculados nos resultados das buscas é necessário entender como é a estrutura das campanhas no Google Ads.
Basicamente: Estrutura da Campanha Google Ads :
- Conta do Anunciante;
- Campanha e Valor do Investimento da Campanha;
- Anúncios;
- Palavras-chave;
- Custos;
- Resultados (ROI).
Campanha e Valor do Investimento da Campanha
Na conta do anunciante é criada uma campanha que deverá receber um crédito para o valor de investimento inicial. Esse valor do investimento ficará creditado na conta por um período indeterminado. Não existe um valor mínimo e nem um valor máximo para o investimento. É aqui que entra o X da questão! Mais abaixo concluiremos a resposta.
Dentro de uma mesma conta podem existir várias campanhas. Geralmente uma campanha é criada especificamente para um produto ou serviço, dependendo da estratégia adotada. É nela também que são definidas as principais configurações da veiculação dos anúncios, como por exemplo, o local onde deverão aparecer (segmentação geográfica), tipo de público, idioma, etc.
Também é definido nas configurações da campanha o valor máximo do custo gasto por dia.
Anúncios e Palavras-chave
Para cada campanha são criados anúncios, no mínimo um, porém se faz necessária a criação de diversos anúncios como estratégia de gerenciamento. Cada anúncio é composto de um título, uma descrição e um conjunto de palavras-chave.
Cada palavra-chave possui um valor baseado em seu histórico de leilões.
Cada vez que o seu anúncio recebe um clique, o valor dessa palavra-chave é debitado do valor do investimento da campanha, definindo então o seu custo.
É possível definir também o valor máximo a ser pago por uma palavra-chave no leilão, porém isso poderá afetar o seu posicionamento e número de visualizações nos resultados das pesquisas.
Como saber o valor de cada palavra-chave?
Outra pergunta muito frequente: 'Quanto custa cada clique no google ads?'
Para as campanhas que estão em sua fase inicial utilizamos uma ferramenta do Google Ads chamada Planejador de Palavras-chave . A ferramenta mostra o histórico de métricas das palavras-chave, além de previsões sobre o possível desempenho futuro delas, estimativas de volumes de pesquisas, visualizações, cliques e o valor médio do custo do último período dos 12 meses.
Com base nessas informações temos uma ideia do desempenho e custo de cada palavra-chave ou um conjunto de palavras-chave. No entanto, para cada anunciante o custo de cada clique vai variar conforme o seu índice de qualidade.
Como controlar o custo da campanha no Google Ads?
Vamos pegar como base uma segmentação geográfica, por exemplo, um bairro de sua cidade e uma palavra-chave específica.
No período dos últimos 30 dias essa palavra-chave foi pesquisada 1.000 vezes, recebeu 100 cliques e o seu custo médio por clique foi de R$ 1,00. Como o custo é calculado somente quando ocorre o clique, concluímos que o custo total dessa palavra-chave foi de R$ 100,00.
Ressaltando que esse custo é o total cobrado de todos os anunciantes que fizeram uso dessa palavra-chave específica.
Com essa estimativa conseguimos ter uma previsão do custo para anunciar numa determinada região através dessa palavra-chave.
É óbvio que não utilizamos no anúncio apenas uma palavras-chave e sim um conjunto de palavras relacionadas.
Como é o Leilão do Google Ads?
Uma frase importante da Google é 'queremos sempre causar uma ótima experiência aos nossos usuários'.
É importante comentar aqui que nem sempre quem paga mais no leilão da palavra-chave fica em primeiro lugar dos resultados das pesquisas.
A Google prioriza conteúdos de páginas e de anúncio que possuem ótima relevância para os usuários. É aqui que entra o Índice de Qualidade - IQ.
O Índice de Qualidade é uma pontuação extraída do resultado de um cálculo, cujo valor varia de 0 a 10, para determinar a qualidade da página de destino e do anúncio, e que multiplicado pelo valor do lance de CPC oferecido, define o posicionamento do anúncio e o custo que será cobrado pelo clique.
Índice de Qualidade - Vencendo os Concorrentes
Palavras-chave de qualidade, anúncio e conteúdo das páginas de destinos relevantes, código-fonte semântico (SEO), velocidade de abertura das páginas de destinos, compatibilidade com dispositivos móveis e outros fatores.
Veja um exemplo de como o índice de qualidade funciona:
Se o seu índice de qualidade é igual a 5 é o concorrente é igual a 1 e ambos estão pagando R$ 2,00 por uma determinada palavra-chave.
IQ x Lance de CPC = Ad Rank = POSIÇÃO
5 x 2,00 = 10 : 1ª posição (Você)
1 x 2,00 = 02 : 2ª posição (Concorrente)
Outro exemplo:
O seu índice de qualidade é 2 o do concorrente é 8 (considerado excelente), você está oferecendo R$ 10,00 por clique e o concorrente R$ 5,00, veja como classificaria os anúncios:
2 x 10,00 = 20 : 2ª posição (Você)
8 x 3,00 = 24 : 1ª posição (Concorrente)
ROI - Retorno sobre o Investimento
ROI - do ingles, return on investiment, é o resultado de um cálculo obtido do custo do investimento sobre as vendas.
ROI = (Vendas - Custo do Investimento) / Custo do Investimento
Por exemplo, foi investido numa campanha R$ 1.000,00 e o total vendido foi de R$ 2.000,00, o resultado é:
(2.000,00 - 1.000,00) / 1.000,00 = 1
Para obter a porcentagem multiplicamos o ROI por 100%, então 1 x 100% = 100%
A campanha obteve um lucro foi de 100%.
Se o retorno das vendas foi de apenas R$ 500,00, temos o seguinte cálculo:
(500,00 - 1.000,00) / 1.000,00 = -0,5 x 100% = -50%
A campanha teve um prejuízo de 50%.
CONCLUSÃO:
Como podemos ver, é possível obtermos uma estimativa inicial, entretanto, os custos iniciais são muito maiores do que as campanhas que já estão em andamento por um certo tempo, estabilizadas e que possuem um gerenciamento constante.
É extremamente importante um acompanhamento de perto, constante, definir as melhores estratégias, alterar entre melhores anúncios, pesquisar, escolher e fazer uso das palavras-chave corretas. Somente assim vencemos a concorrência e geramos maiores resultados.
Categoria: Google Ads
Publicado em: 06/03/2019