SEO - Search Engine Optimization

SEO - O que é SEO?

 

Search Engine Optimization (SEO), em português, 'Otimização para os Mecanismos de Buscas'  é um conjunto de ações e técnicas aplicadas estratégicamente nas páginas de um website com o objetivo de aumentar sua qualidade e importância, melhorar o seu posicionamento (rankeamento) nos resultados das buscas e, consequentemente, conquistar maior visibilidade, aumentar os resultados e fortalecer sua marca (branding) através da internet.

Antes de começarmos a explicar as técnicas aplicadas e o que envolve todo o trabalho de SEO, vamos primeiramente entender como funciona os buscadores.

Imagine o seguinte cenário, milhares e milhares de páginas na web, e os buscadores tendo como objetivo mostrá-las nas páginas de resultados de buscas (SERPs - Search Engine Results Page ) na ordem de maior importância, qualidade e relevância para os seus usuários.

Todo esse processo de análise, avaliação e classificação realizado pelos buscadores são automatizados através de algorítimos chamados de robôs (robots).

Podemos dizer que os buscadores são robôs indexadores, bots ou web crawlers (robots).Cada buscador possui o seu nome próprio, exemplo: Google = Googlebot, Bing = Bingbot, Yahoo = Yahoobot ou Yahoo! Slurp.

O grande objetivo dos buscadores é proporcionar uma ótima experiência para seus usuários, mostrando os resultados mais relevantes, independentemente de serem de links patrocinados ou não (busca orgânica).

Por padrão, os buscadores, como por exemplo, o Google, mostram primeiramente os resultados provenientes de links patrocinados (anúncios pagos através do Google Adwords) e na sequência os resultados não pagos, conhecidos como resultados da busca orgânica.

 

Sistema de Estatísticas de Acessos - Redbit

Através do Sistema de Estatísticas de Acessos da Redbit é possível monitorar os acessos desses robôs nas páginas. 
Esses acesssos são realizados periódicamente para atualização das páginas indexadas nos próprios buscadores.
Esse monitoramento é uma forma de identificarmos se o site está sendo visitado pelos buscadores para atualização. Caso não existam acessos de um determinado buscador, providências são tomadas para identificarmos rapidamente qualquer problema que esteja ocorrendo.

Forma dos Resultados das Buscas

Os resultados das buscas são apresentados em forma de links, podendo ou não conter imagens, apontando para seus respectivos sites, contendo títulos e descrições das páginas.

Tipos de Resultados das Buscas

Resultados das Busca Orgânica: Links exibidos nos buscadores de forma não paga.

Resultados dos Anúncios: Links exibidos nos buscadores de forma paga por seus anunciantes, chamados 'Links Patrocinados'. Uma ferramenta importante e mais conhecida é chamada de Google Adwords.

O que é o PageRank?

Larry Page e Sergey Brin

É um algorítimo secreto (programação de cálculo matemático), criado pelos fundadores do buscador Google (Larry Page e Sergey Brin) para avaliar a qualidade e a quantidade de links referenciados em outros sites de um determinado site, atribuindo a ele uma pontuação de 0 a 10 e determinar seu posicionamento do rankeamento dos resultados das buscas.

Link Building

É um conjunto de estratégias para criar grandes quantidades de links externos de um site em outros sites, também conhecidos como Backlinks, aumentando sua popularidade e contribuindo para maior pontuação no PageRank.

Black Hat Link Building

Por volta dos anos de 2004 a 2006, muitos sites começaram utilizar a prática chamada Black Hat. Uma forma de inclusão de links em outros sites, que inclusive começou a ser comercializada. Essa prática foi repudiada pelo Google que passou a punir e até mesmo banir os sites dos resultados das buscas.

White Hat Link Building

Ao contrário do Black Hat, uma prática não aceita pelos buscadores, a White Hat é bem aceita por ser considerada natural, onde os sites conquistam inclusão de links em outros sites por méritos. 


Otimizações

Como podemos observar, as otimizações incluem diversas técnicas a serem aplicadas para que as páginas estejam em conformidade com padrões e exigências dos buscadores. As técnicas são divididas em dois formatos, o on-page e o off-page:

O SEO on-page está relacionado com as ações, configurações e técnicas de programação feitas dentro de cada página.

Conteúdo:
  • Estrutura de código-fonte (semântico);
  • Inserção de Meta-Tags;
  • Palavras-chave (estudo de volume de pesquisas e uso adequado);
  • Títulos, subtítulos e descrições;
  • Conteúdo consistente e de qualidade (textos, imagens, vídeos, links, etc.);
  • Resolução de imagens e suas atribuições;
  • URLs amigáveis;
  • Acessibilidade e compatibilidade móvel (site responsivo).
Infra Estrutura:
  • Hospedagem em servidores de alta performance;
  • Linguagens de programação modernas;
  • Velocidade de abertura das páginas;
  • Segurança de dados;
  • CMS - Content Management System / Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

 

O SEO off-page está relacionado a tudo o que é feito fora do site, como back links, conteúdos compartilhados em outros sites e redes sociais.

  • Sites parceiros;
  • Redes Sociais;
  • Youtube;
  • Rede de display (links patrocinados);
  • Outros (materiais impressos e outros).

 

É válido salientar que o SEO não é somente importante para as buscas orgânicas, mas também para os links patrocinados, pois aumentará o índice de qualidade da página, reduzindo o custo do clique e elevando o posicionamento do anúncio.

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