Acesso à Internet através de Celulares ultrapassa o de Computadores
Celulares X Computadores
É cada vez maior o número de usuários, em todo o mundo, que estão acessando a Internet a partir de dispositivos móveis (celulares e tablets) em comparação com acessos realizados através de computadores (desktops).
O fato ocorreu pela primeira vez em 2016, de acordo com uma empresa de monitoramento de internet, o tráfego combinado de dispositivos móveis foi de 51,2% contra 48,7% no acesso a desktops.
Tudo ocorreu de forma muito rápida, num curtíssimo espaço de tempo. Uma notícia surpreendente, considerando outros marcos recentes. No entanto, podemos afirmar que o celular se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil e no mundo.
O momento foi de grande marco para a Web como um todo: isso significa avançar, as empresas que ainda não decidiram se concentrar em uma abordagem mobile-first para seus serviços de Internet devem se preocupar e começarem as mudanças o quanto antes, já que é muito improvável que a linha de tendência seja revertida.
Agora que esse ponto de inflexão tenha sido alcançado, tudo começará a mudar muito mais rápido.
Em novembro de 2018 foi registrado uma inversão, conforme mostra o gráfico abaixo, porém durou pouco tempo.
Recentemente, em meados do ano passado (abril de 2018), um levantamento realizado por grandes empresas da internet revelou que o número de usuários de internet, que empregam exclusivamente plataformas móveis, ultrapassou aqueles que só se conectam por meio de computadores (isso não considerando usuários que acessam os dois métodos).
Em maio do ano passado, a Google revelou que mais pesquisas por meio de seu mecanismo de buscas estão sendo realizadas por meio de plataformas móveis do que em computadores.
Outro dado importante, afirmado pelo IBGE, é que 69% das pessoas no Brasil já têm acesso à internet pelo celular, número que representa mais de 116 milhões de brasileiros.
Categoria: Notícias
Publicado em: 28/02/2019